quarta-feira, 9 de outubro de 2013

A hora do salto

Do sofá da sala, a minha mochila olha-me ansiosa, escondida sob a gigantesca capa de protecção que lhe comprei para evitar que as suas correias e alças acabem comidas pelas rodas dentadas de algum tapete de aeroporto.
 
Convencionámos, ela e eu, que nesta viagem rumo ao desconhecido eu lhe deixaria a cargo a tarefa de se enervar. Já eu, do alto do meu zen, viveria cada eventual dificuldade com a calma impassível de uma montanha milenar.
 
Mas hoje, que é de manhã, que tudo foi dito, feito e empacotado, e que o meu voo para o outro lado do mundo se abeira a passos de galgo, a montanha milenar dentro de mim parece ter sido substituída por uma colinazita marreca, e eu mais não posso fazer que devolver à minha fiel companheira de viagem o seu olhar ansioso e mudo com outro igual.
 
Estamos nos minutos antes da hora zero e por momentos eu volto a sentir-me aquela rapariga vestida de preto e laranja, com a vida atada a um paraquedas, sentada à porta de um aviãozito em formato lata-de-sardinha, pernas a roçar a barriga da máquina e o externo projectado para o vazio. Aquela rapariga simplesmente à espera, sem nada a não serem duas alças aos ombros a que se agarrar. É essa a emoção, essa corrente desnorteada mesmo antes do salto, alegria intensa e sonhos realizados a misturarem-se às golfadas com a perda súbita de todos os pontos de referência, é essa a força que agora me invade por dentro e extravasa para estas linhas.
 
Um famoso naturalista americano disse um dia: salta, e a rede aparecerá. Agora, como naquele dia, repito-o para mim mesma, e sinto nessa repetição a força da minha montanha milenar, subitamente regressada.
 
Este será o último post que faço aquém-fronteiras. Algumas das minhas pesquisas alertam para que, uma vez na China, talvez não seja possível vir aqui dar notícias. Se assim for, voltarei à fala logo que consiga. Caso contrário, cá nos veremos em breve, para o primeiro capítulo desta aventura.
 
Até breve!
 
PS - Aproveito para vos dizer que está corrigida uma falha que me assinalaram relativamente à secção de comentários, que anteriormente não era possível utilizar sem um perfil registado. Agora já é possível fazê-lo.

12 comentários:

  1. Boa viagem, diverte-te muito :)

    [PS: se quiseres publicar na China, podes enviar o conteúdo para mim por email que eu publico por ti e posso-te re-enviar os comentários a seguir ;)]

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, tenho tentado fazer por isso! Quanto aos posts, olha, optei por esperar... Mas obrigada na mesma, pela oferta :-) Beijinhos

      Eliminar
  2. ;) Aguardaremos noticias tuas igualmente ansiosos! ( sofia TRi )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sofia, sempre presente :-) Obrigada, é bom saber que andas por aí.

      Eliminar
  3. Um "chi"-coração!!! :-)

    Rodrigo Ribeiro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que sorte, logo um teu, que tens um coração bem grande! :-)

      Eliminar
  4. Parabéns pela coragem. boa Viagem agora e no resto da tua vida que ela te sorria.
    teresa Cotta

    ResponderEliminar
  5. Que experiência maravilhosa!
    Seguirei atentamente as pisadas do blog!
    Bjs
    Leonor

    ResponderEliminar
  6. Minha querida Didi, espero que tudo esteja a correr como (im)previsto.
    Aguardo ansiosamente novas notícias com fotografias, vídeos e tudo e tudo, para que possamos mergulhar no ecrã e viajar também, sentir os cheiros, os sabores e as emoções.
    Beijinhos, abracinhos e gargalhadas.
    Lina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lina! Que bom receber uma mensagem sua, obrigada por ter vindo até cá :-) Espero que goste desta primeira leva de textos. Está tudo bem consigo? Espero que sim! Um beijinho

      Eliminar